Mais do que um filme, uma perspectiva. A Educação é hoje um tema muito debatido não só em Portugal, como em toda a Europa. Entre les Murs de Laurent Cantet, traz para o grande ecrã uma interpretação da realidade de uma sala de aula e de uma Europa contemporânea.
Do livro de François Bégaudeau, nasce “A Turma”. O autor (que também encarna a personagem principal como professor) e o realizador trabalharam em conjunto neste projecto, tal como uma “turma”, da qual fazem parte actores não profissionais, todos estudantes do liceu Françoise Dolto em Paris.
A capital francesa, multiétnica, é o pano de fundo desta história que se desenrola na sala de aula de um liceu problemático.
François, o professor, tem pela frente um ano lectivo de confrontos culturais constantes entre os alunos. Apesar do seu esforço, muitos dos métodos entusiastas de respeito e de interajuda são postos em causa por estes adolescentes.
Na minha opinião, um filme importante, actual e que contribuirá para uma reflexão urgente. Parabéns mais uma vez ao cinema francês.
D.
Sem comentários:
Enviar um comentário